Confira nossos aplicativos de viagem favoritos!

A tecnologia tem evoluído rapidamente. Com isso, temos acesso à muitas facilidades que antes pareciam coisa da NASA. Nesse post contamos 5 tipos de aplicativos que vão te ajudar durante as viagens.  Claro que eles não são indispensáveis. Afinal, 15 anos atrás nós viajávamos sem eles. Porém, com a tecnologia ao alcance das mãos dos dedos, não tem porque não usá-los.

Para facilitar, dividimos em 5 categorias: Família, Itinerários, Hotéis, Mapas e Atrações. Você pode ter sua preferência pessoal, mas recomendamos ter pelo menos um aplicativo de viagem de cada uma dessas categorias instalado no seu celular ou tablet.

1) Família

Essa primeira categoria mostra os aplicativos para famílias viajantes.

Playground Locator Anywhere (Android): Ache um parquinho perto de você! Esse App utiliza a sua localização para mostrar os parquinhos ao seu redor. Ele é colaborativo, ou seja, você também consegue adicionar locais que ainda não estejam listados.

Telas do aplicativo Playground

Ache um parquinho perto de você

Playground Buddy (iOS): Mesmo que o anterior, mas para iOS. Você pode baixar na Apple Store.

Baby Places: Esse App seria o sonho de consumo de muitos pais! Sabe aquele momento que as crianças estão com fome, mas você não acha um restaurante child-friendly? Ou você precisa trocar a fralda do bebê, mas não sabe onde tem um trocador perto de você? Esse App consolida todas essas informações em um único lugar. Restaurantes, lojas para bebê, trocadores, parquinhos. Ele também é um App colaborativo. Ainda não é muito utilizado. A princípio, funciona bem na Europa. Quanto mais usuários tiver, melhor ele será. Só não achei tão fácil assim de usar. Atenção para fechar o App depois que usá-lo. Esqueci de fazer isso uma vez e acabou com a bateria do meu celular.

Telas do aplicativo Baby Places

Telas do aplicativo Baby Places

 

Baby check-in: Semelhante ao Baby Places, mas inteiramente em Português. Desenvolvido por duas mães empreendedoras para as famílias brasileiras. A proposta é excelente! Vale a pena testar. Nós não conseguimos instalar porque só está disponível no Brasil. Baixe o app aqui.

 

2) Itinerários

Rome2Rio: Já pintou aquela dúvida “Qual a melhor maneira de ir da cidade A para a cidade B”? Esse app faz exatamente isso! Você digita a cidade de partida, o destino e ele te informa uma estimativa de preço e duração da viagem em diferentes meios de transporte (avião, trem, ônibus e carro)! No exemplo abaixo eu simulei como faz para ir de Barcelona, na Espanha, para Frankfurt, na Alemanha. Eu nunca usei para comprar direto do app, embora seja possível.

Descubra melhor maneira de viajar entre duas cidades

Encontre as diferentes maneiras de viajar entre duas cidades

Skyscanner: essa é a minha ferramenta favorita. Consigo visualizar as passagens dentro de um mês, escolhendo o dia que está mais barato voar para determinado destino.

Telas do aplicativo Skyscanner

Ess app mostra as datas mais baratas para comprar passagem aérea

Kayak: um dos maiores buscadores de vôos do mundo. Muito similar ao anterior.

Expedia: semelhante aos anteriores.

*Esses dois últimos também reservam hotéis, mas nunca usei para fazer isso.

3) Hotéis

Booking.com: Tenha acesso à hotéis no mundo inteiro! Tem um ranking de 1 a 10 baseado nas  notas dadas por outros hóspedes. Além disso, você pode filtrar por tipo de viajante (casal, família, negócios) e ler apenas os comentários das pessoas com mesmo perfil que você. Na maioria dos casos você  não paga quando reserva e sim na hora do check-in. Depois que você fizer um certo número de reservas no seu perfil, você se torna um usuários ‘Genius’ e passa a ter desconto de 10% na reserva de alguns hotéis. Acesse o booking através do site Multiplus e também acumule pontos! Cada dólar gasto na reserva você ganha 4 pontos multiplus.

Telas do aplicativo Booking.com

Filtre os comentários com o seu perfil de viajante

Hotels.com: Semelhante ao booking, também funciona no mundo inteiro. A vantagem desse App é que se você se cadastrar no Brasil, você paga as reservas de hotéis internacionais em reais e com seu cartão nacional, evitando o IOF. Além disso, a cada 10 estadias você ganha 1 noite grátis. 

Agoda: Muito forte na Ásia. Tem mais ofertas nessa região que os outros dois. Vale a pena conferir.

AirBnB: Esse App é ótimo para alugar apartamentos. Com crianças, às vezes preferimos ficar em apartamento do que em hotéis. Além da comodidade de cozinhar, tem mais espaço para a família. Já usamos várias vezes na Europa, na Ásia, na Austrália. Nunca tivemos problemas. Mas só alugamos de usuários com boas recomendações.

4) Mapas

Here: Ótimo App. Gratuito e funciona off-line. Também serve para fazer trajetos como GPS. Caso não esteja de carro, ele oferece opções de como chegar ao seu destino usando transporte público.

Maps.Me: Semelhante ao anterior. Mostra também os pontos de interesse. Se eu precisar usar offline, prefiro usar esse App do que o Google Maps.

Google Maps: Meu App preferido nessa categoria se eu estiver conectado na internet. Dá para usar off-line também. É só baixar o mapa que tiver interesse. Carregue seu itinerário quando estiver conectado no Wi-fi do hotel e pronto. Com o trajeto já carregado, esse App usa sua localização para te guiar, mesmo fora da internet.

Waze: Um ótimo GPS. Através de atualizações feitas por outros usuários, o App define a melhor rota levando em consideração o trânsito naquele momento! Mas precisa estar conectado na internet. Ele é muito popular em alguns países. Já em outros como Alemanha, não tem muitos usuários ativos, o que afeta a qualidade da rota sugerida. Mas vale a pena ter no celular.

5) Atrações

TripAdvisor: Descubra as melhores atrações do seu destino e veja o que outras pessoas também acharam. Há diversas categorias: coisas para fazer nas cidades, restaurantes, hotéis, etc. Eu sempre lia a recomendação do hotel no Booking e no TripAdvisor também.

Telas do aplicativo Tripadvisor

Telas do aplicativo Tripadvisor

Yelp: semelhante ao anterior. Muito forte nos Estados Unidos e alguns países da Europa. Tem crescido bastante no Brasil.

Instagram: Use as hashtags (#) para procurar fotos do destino ou de atrações específicas. Assim você já tem uma ideia do que fazer por lá. Talvez poucas pessoas utilizam esse App com essa finalidade, mas eu acho uma boa alternativa.

Há muitas opções…

Um aplicativo de viagem que não se enquadra em nenhuma das categorias acima é o Tripit. Ele organiza todas as suas reservas (hotel, voos, carros, shows, etc.). É o fim da pastinha de documentos de viagem rs. Comecei a usar recentemente e to adorando!

Não citamos nenhum App sobre as condições climáticas porque hoje em dia todos os celulares vêem com algum instalado. Sempre verifique a temperatura do seu destino antes de embarcar!

Há diversos aplicativos de viagem disponíveis. Mostrei nesse post os que a gente usa. Acredito que se você instalar um App de cada categoria acima pode facilitar bastante suaa próxima viagem em família.

Outros links: gosto desse post do blog Fora da Zona de Conforto (leia aqui). Tem uma lista grande também no Viaje na Viagem (leia aqui).

Agora eu quero ouvir de vocês. Escreva nos comentários quais os Apps ficaram de fora dessa lista que vocês recomendam!