As crianças estão entediadas? Então tenha no bolso essa lista de passeios gratuitos para crianças!

Eu sempre falo que um dos principais fatores de sucesso para viajar com crianças pequenas é manter um equilíbrio entre atividades para adultos e um tempo para elas. E não precisa gastar rios de dinheiro para isso. Nesse post, que faz parte da blogagem coletiva com o tema Viajando na Crise, listamos 6 passeios gratuitos para fazer com crianças pequenas em praticamente qualquer lugar do mundo – claro que nos lugares mais remotos como no alto do Himalaia ou no deserto do Saara esses itens não se aplicarão 😉

1) Parquinhos

Esse é sempre uma alternativa boa e barata para entreter a criançada em qualquer lugar do mundo. Há países que a oferta é farta. Na Alemanha ou na Austrália, por exemplo, você acha um parquinho em cada esquina.  Em outros lugares já é mais difícil achar, como na Tailândia e Vietnã. Para nos ajudar durante as viagens, nós usamos o aplicativo gratuito de celular ‘Playground Everywhere’ (Android) ou ‘Playground Buddy’ (iOS). Baseado na sua localização, o App mostra um mapa com os parquinhos mais perto de você (veja os outros aplicativos que recomendamos para famílias viajantes nesse link).

parquinho, playground, passeio gratuito para crianças

Sempre paramos nos parquinhos pelo caminho

2) Artista de rua

Na maioria das grandes cidades você encontra artistas de rua perto das atrações turísticas. Na primavera e verão são mais abundantes, mas é possível observá-los até mesmo no inverno. Geralmente as crianças ficam curiosas ao ver o instrumento musical, seja um violino, um saxofone, uma sanfona ou um violão. Ao ver o interesse das crianças, provavelmente o artista tocará uma música mais animada ou até mesmo infantil. São apenas 15 ou 30 minutos, mas além de acalmar a criança, você pode conversar sobre isso nas próximas horas ou até mesmo dias. Além disso, você também está reconhecendo o trabalho do músico, que muitas vezes são ignorados – adoro a reflexão feita sobre isso nesse post do blog Cuore Curioso.

Passeio gratuito para crianças: criança ouvindo artista de rua

Ouvindo música ao vivo em Perth, Austrália

3) Bibliotecas e livrarias

Esse também é um passeio gratuito fácil de achar ao redor do mundo. Muitas bibliotecas tem uma área para crianças, com livros e até mesmo brinquedos. Mesmo em outra língua, há títulos que são conhecidos no mundo inteiro. Uma vez “lemos” Pinóquio em Ucraniano para o Lucas. Contamos a nossa versão da história e usamos as figuras do livro. Uma outra alternativa à biblioteca é visitar grandes livrarias. Sempre tem uma sessão infantil, que além de livros pode ter brinquedos também. No Vietnã nós compramos um livro dos Monstros SA em inglês por uma pechincha (1US$) após ele ter folheado por meia hora. Temos até hoje e meus filhos nunca tinham visto o filme.

Passeio gratuito para crianças: bibliotecas e livrarias

Biblioteca do Parque Villa Lobos, em São Paulo

4) Visitar um corpo de bombeiros

Em algum momento da sua infância provavelmente você parava tudo que estava fazendo para ver o carro de bombeiro passar. Afinal, um caminhão com escada pendurada, um monte de ferramentas e uma mangueira que joga água não se vê por aí todos os dias. Os bombeiros sabem que as crianças gostam e são atenciosos. Em muitos lugares, se você ligar e explicar que seu filho gostaria de conhecer o corpo de bombeiros, eles vão recebê-los de braços abertos.

Crianças visitando bombeiros

Lucas testando a pontaria durante uma visita ao corpo de bombeiros

5) Festivais regionais

Antes de viajar ou ao chegar ao destino, pesquise se no período que você estiver por lá haverá algum festival regional. O que eu quero dizer com festival regional? Festa da uva, festa do figo, mercados de natal (comum na Europa), noite da lua cheia (em alguns países asiáticos). Acho que já deu para entender, né? Nesses lugares, a entrada é gratuita e geralmente também tem atrações para crianças. Além de entretê-las, elas podem aprender alguma coisa da região que estão visitando.

Ano novo chinês e mercados de natal

Festivais regionais na Malásia e na Alemanha

6) Praia

É claro que essa opção só é válida se você estiver em uma cidade praiana rs Mas que criança que não gosta de praia? Meus dois filhos até estranharam a areia a primeira vez que eles foram para a praia. Mas é questão de costume. Depois, vão ficar um bom tempo montando castelos de areia e pulando ondinhas. Além disso, muitas praias hoje em dia contam com parquinhos. Uma vez na Austrália nós descemos do trem em uma parada não esperada só para ir na praia, pois as crianças estavam ficando impacientes. Duas horas depois estávamos todos mais relaxados, mesmo sem entrar no mar. As crianças gastaram a energia na areia e no parquinho. Nós apreciamos um lindo pôr-do-sol.

Criança no balanço no pôr-do-sol

Pôr-do-sol em Cottesloe, Austrália

A ideia desse post foi mostrar que é possível fazer passeios gratuitos para crianças pequenas em praticamente qualquer lugar do mundo. Ter esses lugares em mente ajuda na hora das birras durante as viagens. Você pode até mesmo perder um passeio que tinha programado, mas os ânimos estarão mais calmos.

Agora eu quero ouvir a sua dica: onde você leva seus filhos quando viaja? O que faltou nessa lista?

Esse post faz parte da blogagem coletiva da Viajando na Crise: Lugares/Atrações para se divertir sem gastar nada. Os blogs a seguir também participaram dessa blogagem coletiva:

Casal Califórnia20 atrações gratuitas em Los Angeles

Destinos por onde andei…Como aproveitar Nova York sem gastar nada ou muito pouco

Trilhas e Cantos20 atrações grátis em Madri, Espanha

Mariana ViajaEntrada gratuita em 9 museus pelo mundo: veja dias e horários

Fourtrip5 trilhas no Rio de Janeiro e 3 ótimos motivos para fazer: faz bem a mente, ao corpo e ao bolso!

A Path to SomewhereComo aproveitar Londres sem gastar (quase) nada

#KariDesbravaComo se divertir no Rio sem gastar nada!

Tá indo pra ondeConhecendo Berlim sem gastar (quase) nada!

Família Viagem7 passeios gratuitos para curtir as múltiplas faces de São Paulo

Apure GuriaParis de graça: 10 passeios imperdíveis

Gosto e ProntoO que fazer de graça em Orlando

D&D Mundo Afora8 atrações grátis para curtir com a família no Brasil

Por aí com os Pires10 atrações gratuitas no Rio de Janeiro

The World by Fon30 atividades grátis em Barcelona

ILoveTrip11 atrações imperdíveis (e GRÁTIS!) para curtir Santiago do Chile

O Melhor Mês do Ano 7 atrações grátis (e IMPERDÍVEIS) na América do Sul

Virando Gringa8 Museus Gratuitos em Amsterdam

A Li na AlemanhaSão Paulo de graça – 10 atrações imperdíveis para se divertir sem pagar nada

Cantinho de Ná O que fazer em Las Vegas de graça

Ligado em ViagemO que fazer de graça (ou quase) em Dubai

Viagens InvisíveisUm dia em Atenas de graça