Muito mais do que apenas visitar museus, a Noite dos Museus é um evento que para a cidade!

Com a chegada da primavera na Alemanha, uma série de eventos culturais acontece nas cidades. Um deles é a Noite dos Museus. Em Berlim, Colônia, Dortmund, Munique, Stuttgart e muitas outras cidades os museus podem ser visitados noite adentro.

Nesse post vamos contar um pouco da nossa experiência da Noite dos Museus de Frankfurt-Offenbach (“Nacht der Museen” em alemão). Mas antes disso, vamos explicar que raios é isso! rs

Leia Também:

 

O que é a Noite dos Museus?

É um evento que acontece todos os anos onde mais de 40 museus e galeria de artes estão abertos à visitação das 19:00 horas até às 02:00 da madrugada. São esperados 40 mil visitantes!

Informações sobre Noite dos Museus de Frankfurt

Noite dos Museus num piscar de olhos

Com um ingresso específico para essa noite, o visitante pode ir à todos os museus participantes. Para citar alguns, tem o Museu de Arte Moderna, a casa do Goethe, o Städel (um dos museus mais famosos de Frankfurt), museu da Comunicação e até o Zoológico. A atração especial desse ano (2016) é a exposição de Monet no Städel Museum. Como em toda festa alemã, claro que não podia faltar a tradicional queima de fogos no Römer, praça onde fica a prefeitura de Frankfurt (os alemães são loucos por fogos).

Mas é muito mais do que apenas visitar os museus de noite! Há tour guiados, encenações, música, performances, palestras e até um pouco de culinária. Há eventos rolando na cidade inteira. Em outras palavras, as pessoas estão na rua!! É um clima super legal.

A festa acontecerá esse ano (2016) no dia 23 de Abril. O ingresso custa 14 euros por pessoa (ingresso família custa 29 euros). Além da entrada nos museus, você pode utilizar gratuitamente o serviço especial de transporte (shuttle). Há 4 linhas de ônibus, um barco para cruzar o rio e até um bonde histórico.

Mapa do transporte gratuito durante a Noite dos Museus

Mapa do transporte gratuito durante a Noite dos Museus

Para maiores informações, acesse o site http://nacht-der-museen.de/

Vale a pena visitar a Noite dos Museus?

Museu do João Felpudo em Frankfurt

Essa foto foi no museu do “Struwwelpeter” (João Felpudo em português)

Depende rs Se você, como a gente, estiver com crianças pequenas, acho que não vai aproveitar tanto o evento. Quando fomos, o Lucas tinha 6 meses. Ele dormiu boa parte do tempo no canguru. Mesmo hoje que ele tem 3,5 anos, eu não acho que seria a melhor experiência. Ele já está exausto às 21 horas.

Além disso, tinha muita fila para entrar nos melhores museus (principalmente nas primeiras horas do evento). A novidade desse ano é que dá para ver a estimativa do tempo de espera através do twitter. O shuttle também é lotado. Se preferir ir de carro, não é nada fácil estacionar. Enfim, uma série de detalhes que com criança pequena acho que é um gerador de stress.

Por outro lado, se tiver filhos pré-adolescentes pode ser um ótimo programa em família! E sem filhos então, vale muito a pena! rs

Portanto, na minha opinião vale a pena pela experiência, pela festa e pelo custo benefício de visitar vários museus pagando um preço único. Mas com crianças pequenas eu prefiro ir aos museus no horário normal de funcionamento.