Como decidir onde visitar em um país com tantas atrações? Nosso roteiro vai te ajudar! Perth, Sydney, motorhome e muito mais! Confira!

Durante o planejamento da viagem, é difícil escolher para onde ir. Tudo depende dos seus interesses e do tempo disponível, ainda mais em um país com tanta coisa para ver (mostramos os principais pontos turísticos do país aqui). Nesse post, eu conto sobre o nosso roteiro na Austrália.

A primeira parte a decidir foi quais cidades visitar. Nós queríamos conhecer, no mínimo, Sydney, Brisbane e Perth (essas duas últimas nós íamos visitar amigos). Já que estávamos na Indonésia, resolvemos entrar no país por Perth e sair por Brisbane. Poderíamos ter feito ao contrário também, mas preferimos assim. Outro desejo era fazer algum trecho de motor home. Estávamos na dúvida se visitaríamos Melbourne, Alice Springs e a barreira de corais. No final decidimos por:

Perth – 5 dias

Aproveitamos para encontrar amigos. A cidade é relativamente pequena. 5 dias é até demais. Há muitas opções de passeios bate-volta. Fomos 1 dia para Freemantle e 1 dia para Rottnest Island. Não visitamos a Penguin Island porque era baixa temporada e fecha durante o inverno.

Foto de família, tirado no Kingspark com vista para os prédios da região central de Perth

Vista do Kings Park em Perth

 

Margareth River – 2 dias

Alugamos um carro pela Hertz em Perth e passamos 2 dias em Margareth River, que fica a 270km de distância (aproximadamente 3 horas). Também alugamos as cadeirinhas para as crianças. Não precisei mostrar minha carteira internacional de habilitação (leia também as dicas e os erros mais comuns ao dirigir na mão inglesa)

Margareth River é uma região conhecida pelas praias e vinículas. Foi bem gostoso.

Restaurante em Vinícola em Margareth River Austrália.

Restaurante em vinícola – Margareth River

 

Melbourne – 5 dias

Pegamos um voo pela JetStar e voamos para Melborne. Nada a reclamar da cia aérea.

A cidade em si dá para conhecer em 2 ou 3 dias no máximo. Também há muitas opções de passeios bate-volta, como a Great Ocean Road, 12 Apóstolos e a Phillip Island.

Região central de Melbourne, Austrália

Melbourne

 

Sydney – 5 dias

Voamos para Sydney novamente de JetStar. Eram os melhores preços em cima da hora. Acho que 5 dias em Sydney é o mínimo que se tem que ficar. Leia nosso roteiro em Sydney em O que fazer em Sydney.

Foto mostra a opera house e ponte sobre a baía de sydney, Austrália

Sydney

 

8 dias de motorhome

Uma coisa que eu tinha que encaixar no nosso roteiro na Austrália era uma viagem de motorhome. Alugamos uma campervan para ir de Sydney à Brisbane. Rodamos 1200 km em 8 dias. Passamos/dormimos por Nelson’s bay, Port Macquire, Coff Harbour, Byron Bay e Gold Coast. Foi muito divertido. Para mais detalhes, leia o post De Sydney à Brisbane de Campervan.

Criança em Campervan na Australia

Essa van foi nossa casa por 8 dias

Andando de camelo na Australia

Andando de camelo entre Sydney e Brisbane

Foca dando beijo em criança

Ganhando beijo da foca em Coffs Harbour

Vista da praia em um ponto com motorhome em Byron bay, Austrália

Byron Bay

 

Brisbane – 5 dias

Daria para ficar menos na cidade e explorar um pouco mais os arredores. Mas visitamos grandes amigos e queríamos ficar até mais tempo.

Foto do centro de Brisbane a noite

Brisbane a noite (southbank)

 

Whitsundays (grande barreira de corais) – 5 dias

Voamos novamente de JetStar para Airlie Beach. 3 dias seriam suficientes para conhecer o local, incluindo 1 dia visitando a barreira de corais e 1 dia a famosa praia Whitehaven, a praia mais bonita do mundo! Leia mais detalhes no post Barreira de Corais com crianças.

5 dias deu para descansar bem e achar passeios para gastar dinheiro, como voo acrobático rs

Vista aérea de Whitsundays, avião que saiu de Airlie Beach, Austrália

Whitsundays

 

Criança na praia de Whitsundays na Austrália

Praia Whitehaven – eleita uma das mais lindas do país

Depois ainda ficamos alguns dias com nossos amigos queridos em Brisbane antes de voltar para casa.

Decidimos não incluir Alice Springs e o outback do país no nosso roteiro, pois além da passagem estar cara na última hora, nós preferimos passar com calma pelas cidades. Com certeza dá para conhecer as cidades em menos tempo. Mas nós viajamos devagar (slow travel), aproveitando também para descansar. E lembre-se que a Austrália foi o último destino do nosso sabático em família. Já estávamos na estrada a 4 meses quando chegamos ao país. A pressa não estava na nossa bagagem.

Visitamos a Austrália em Junho e Julho. Não foi a melhor época na nossa opinião, pois queríamos ter aproveitado mais as praias.

Custo dos passeios

Uma coisa que nos chamou a atenção foi o custo dos passeios. Talvez estávamos mal-acostumados com os preços do sudeste asiático, mas leve o custo das atrações em consideração ao planejar a viagem. Claro que sabíamos que é um país caro, mas coisas simples como um ‘Ferry’ de 1 hora que na Ásia custaria no máximo 5 dólares, na Austrália custava 50 dólares por pessoa.

Pesquise antes da viagem o custo das atrações que você realmente quer ir.

Esse foi nosso roteiro na Austrália. O país é surpreendente. É seguro, o clima é bem agradável, as pessoas são simpáticas. Tem tudo para ser o país perfeito para morar, se não fosse por um motivo: é longe até mesmo de Singapura, que já é longe pra caramba! Rs