Conheça algumas das brincadeiras de criança durante os festivais de verão na Alemanha.

Com a chegada do verão na Alemanha, as pessoas tiram a bermuda e a saia do fundo do armário e vão pra rua! Durante essa época há vários festivais regionais. Em todos eles você encontra opções de comidas e bebidas típicas. Mas Frankfurt também proporciona muita brincadeira para as crianças. A cidade dá uma ajudinha para entreter os pequenos durante as férias escolares.

Nesse post vou mostrar dois festivais infantis que ocorrem em Frankfurt durante o verão. O que eu acho interessante nesse tipo de evento é o tipo de brincadeiras que eles oferecem. São ideias simples que a garotada adora! Já imaginou se equilibrar em cima de 10 engradados de refrigerante? Isso é só uma das coisas que você pode fazer. Abaixo conto mais detalhes. Tem atividades para todas as idades: desde bebês até adolescentes. Para dar um gostinho, veja o vídeo abaixo de apenas 1 minuto!

 

E para melhorar, eles são gratuitos e ficam nas áreas turísticas da cidade. Se você visitar Frankfurt com crianças durante o verão, é bom ter essa informação em mãos. Imagine fazer uma pequena pausa (nas compras) no seu passeio para deixar a molecada queimar toda a energia de graça?

Main Spiele em Frankfurt visto do alto

Espaço das brincadeiras visto do alto

Leia também:

O que fazer com crianças em Frankfurt

Primavera na Alemanha: colhendo morangos

Os mercados de Natal na Alemanha

 

Mainspiele – Brincadeiras às margens do rio Meno

Esse festival acontece geralmente nas duas últimas semanas de Julho, todos os dias das 11:00 às 19:00 horas. Fica às margens do rio que corta a cidade. Perto da rua dos museus (Museumuffer) e do centro histórico (Römer).

As crianças não pagam nada na maioria das atrações. Tem pula-pula de diferentes idades: de 0-3 anos, 4 a 6 anos, de 7 a 9 anos e acima de 10 anos.

pula pula como brincadeira de criança na Alemanha

O pula-pula é separado por idades para evitar acidentes

Criança brincando em trampolim

Trampolim para crianças que pesam mais que 20 kg

Eu gosto da criatividade de algumas brincadeiras, como por exemplo o escorregador de ‘roletes’ e a ‘escalada de caixas’. São ideia simples, mas que divertem não só as crianças, mas os pais que assistem também. Outro ponto interessante é não tem ninguém da organização por perto desse brinquedo. Depois de escorregar, a criança tem que trazer a caixa de volta. É um ato simples, mas é legal dar um pouquinho de responsabilidade para os pequenos também.

Criança escorregando em caixas de roletes

Escorregando nos roletes! Diversão garantida

Já nessa brincadeira abaixo, a pessoa tem que se equilibrar e empilhar o maior número de caixas. A criança fica presa por uma corda por segurança. Assistir também é muito divertido.

Criança empilhando engradados na Alemanha

O objetivo é empilhar o maior número de caixas sem cair

 

As crianças pintam o sete (literalmente)! E para evitar sujeira, é só pegar emprestado um avental. Mas se mesmo eles se sujarem, sem problemas. Essa tinta sai facilmente na água.

Criança pintando o sete!

Lucas soltando a criatividade

 

Os aventureiros podem pegar emprestado um skate ou patins e andar pela margem do rio e ou até mesmo no half-pipe (também emprestam os equipamentos de segurança).

Half-pipe de skate em Frankfurt

Half-Pipe disponível andar de skate

Algumas atrações são pagas a parte, como a pintura no rosto.

mulher pintando o rosto de uma criança

Por uma pequena taxa, as crianças podem pintar o rosto

Enquanto as crianças brincam, os pais podem aproveitar para relaxar com uma bela vista para o ‘skyline’ da cidade.

 

Opernspile – Brincadeiras no parque em frente à Opera House

Já esse festival começa quando o anterior termina. É organizado pela mesma empresa. Acontece nas duas últimas semanas de agosto. Em 2016 será de 13 a 28 de agosto, também diariamente das 11:00 às 19:00 horas. Dessa vez fica bem no coração da cidade, em frente à Opera (Alte Oper), um dos cartões postais da cidade.

As brincadeiras são semelhantes. Uma coisa que tem nesse evento e não tem no outro é poder andar de caiaque ou barco dentro da fonte! Não é uma graça ver as crianças ‘se aventurando’ na fonte da cidade? Rs

Criança andando de caiaque em fonte de água

Andando de caiaque ou barco na fonte em frente à Ópera

Outra diferença em relação ao anterior é que tem mais sombra. Dependendo do verão, isso faz diferença.

Há uma área com jogos como pebolim (totó) e outros que não sei o nome. Tudo feito de madeira. Simples de fazer e de jogar.

A foto abaixo é um jogo de coordenação e concentração. Através das duas cordas laterais, você precisa levar uma bolinha o mais alto possível, evitando os buracos no quadro. Para isso, você puxa um lado a mais que o outro. Não é fácil não! rs

brincadeira alternativa para crianças

Esse aqui é difícil até para adultos rs

Abaixo há uma série de jogos de mesa. Todos feitos de madeira. Ideias simples. O do canto esquerdo superior é conhecido no Brasil, mas nunca vi feito de madeira. Um jogador tenta marcar um gol no outro. Já na figura inferior da esquerda, no meio da tábua tem um buraco para o disco passar. Os jogadores puxam o disco contra o elástico e soltam. Para os bons de mira! E na figura da direita o objetivo é colocar o disco dentro das canaletas. Ganha o jogador que colocar a maior quantidade.

jogos para crianças feitos de madeira

Diferentes jogos para crianças feitos de madeira

Esse trem é diversão garantida! Só girar a manivela com as mãos (como se fosse um pedal de bicicleta).

Crianças brincando de trem

Lucas puxando o trem com o Thomas na garupa

criança brincando no trepa trepa

Trepa-trepa inflável

crianças brincando com peças gigantes de lego

Espaço para as crianças brincarem com essas peças gigantes de lego

Bebê andando de patinete e parede de escalada no fundo

Há patinetes e parede de escalada também

Criança puxando outra no carrinho

Lucas levando o Thomas para passear

Ao redor da Ópera há diversos cafés e restaurantes.

Há outros festivais na cidade. Mostrei apenas dois que são os mais longos e perto dos pontos turísticos. Eles são gratuitos pois tem o apoio da prefeitura e de empresas patrocinadoras. Os dois mencionados nesse post acontecem desde 1994, quando a cidade comemorou 1200 anos. Acho diferente as brincadeiras de criança que encontro aqui na Alemanha. Não lembro de ter visto isso no Brasil. Os pequenos adoram! O que você achou?