Tudo que você precisa saber para alugar um motorhome!

A Austrália é um dos melhores lugares para se conhecer de motorhome. Há diversas rotas pelo país. O difícil mesmo é encaixar tudo que você quer conhecer dentro de um roteiro.

A primeira dica que vou dar é estudar bem as distâncias. A Australia é o sexto maior país do mundo, um pouco menor que o Brasil! Não pense que você vai dar a volta no país em 15 dias.

Nós fomos de campervan de Sydney à Brisbane em 8 dias. Foram 1300 km pela costa. Foi sensacional! Contaremos detalhes sobre essa experiência mais tarde (mas dá pra ver por onde passamos no post Nosso Roteiro na Austrália).

Nesse post, meu objetivo é explicar e dar dicas em como alugar motorhome na Austrália. O que você precisar saber antes de alugar, na retirada e na devolução do veículo. No final, resumi em um infográfico para facilitar.

Mas antes de falarmos como alugar um motorhome, vamos começar pelo básico..

Qual a diferença entre motorhome e campervan?

Motorhome são veículos maiores, onde dormem de 2 a 6 pessoas. Além de banheiro e cozinha, geralmente eles vêm com alguns itens que encontramos em casa, como TV e DVD.

motorhome

Motorhome. Foto: Apollocampers

Já a Campervan é uma van adaptada para dormir 2 a 4 pessoas. Algumas até têm banheiro e cozinha, mas são mais compactas que um motorhome.

Foto de uma campervan

Essa foi a nossa campervan

Tem também o termo Caravan, que nada mais é do que um trailer puxado por um carro.

Caravan Trailer

Caravan ou também conhecido como Trailer. Foto: Apollocamper

 

E o que significa RV?

Algumas pessoas usam bastante o termo RV, principalmente nos Estados Unidos. RV é a abreviação em inglês de Recreational Vehicle, termo usado para veículos com comodidades que você encontra em uma casa, como uma cama e cozinha. Portanto, Motorhome, Campervan e Caravan são “RV”.

Alugando um motorhome ou campervan na Austrália

Comecei pelo google. Procurei no site das grandes marcas, como Apollo, Britz e Maui. Mas no final fechamos pela Campervan Hire, que é uma operadora que trabalha com diferentes empresas de locação.

Você pede um orçamento online e eles procuram o melhor produto baseado na sua necessidade. E ainda com garantia de menor preço! Se achar alguma oferta mais barata, eles cobrem. Gostei do serviço da Campervan Hire. Recomendo (não estou ganhando nada com isso rs).

Mas é bom deixar claro que eles são apenas operadores (broker). Caso tenha algum problema com o veículo durante a viagem, você deve reclamar diretamente com a empresa do motorhome, e não com a operadora.

Tela do site Campervan Hire

Tela do site Campervan Hire

O que você precisa saber antes de alugar

Você escolhe o período de aluguel, o destino e o tipo de veículo direto no site das operadoras.

Listei as informações básicas que você precisa para efetuar uma reserva:

  • Local e data de retirada
  • Local e data de devolução (caso seja diferente da retirada, será cobrada uma ‘taxa de retorno’)
  • Quantas pessoas vão dormir no veículo
  • Idade do motorista (idade mínima: 21 anos)

Se viajar com crianças menores que 4 anos, verifique se tem encaixe para cadeirinha. De 4 a 7 anos a criança pode usar uma cadeirinha ou um booster. Entre 7  e 16 anos a criança tem que usar um booster ou o cinto de segurança devidamente ajustado à altura. Leia os detalhes no post do baby center de lá (em inglês).

Caso viaje com animais de estimação, verifique as condições de cada empresa.

Claro que você precisa de uma carteira de motorista válida. Nós usamos a carteira da Alemanha, mas li diversos relatos que eles aceitam a carteira de motorista brasileira. Em todo caso, melhor previnir do que remediar, né? Pergunte por email para a empresa que você alugou ou tire uma Permissão Internacional para Dirigir (PID).

Como deixamos para fazer a reserva na última hora (uma semana antes da viagem), nós acabamos perdendo o último motorhome disponível. Mas a Campervan Hire achou uma campervan que tinha cozinha e banheiro dentro. Esses eram nossos requisitos (a maioria das campervans não tem banheiro). Eu queria a cozinha para poder preparar comida para as crianças (leia nosso guia de Alimentação Infantil em Viagens). E o banheiro era importante porque eu não queria acordar e sair do carro “quentinho” para ir ao banheiro do camping para escovar dentes.

ATENÇÃO: Mesmo na baixa temporada, alugue com pelo menos 1 mês de antecedência. Se for alta temporada, reserve pelo menos 3 meses antes.

 

E lembre-se: na Austrália se dirige na mão inglesa! Dessa vez não foi tão difícil pois meu marido já está mais acostumado, mas no início há sempre uma tensão ou algum momento cômico como quando eu fui entrar no carro no banco do passageiro e abri a porta do motorista! Rs 

Dica de ouro: para facilitar a dirigir na mão esquerda lembre-se que o motorista está sempre do lado da faixa (linha) que divide a rodovia de mão dupla.

Outra coisa que facilita é alugar um carro automático. Assim você não precisa se preocupar em passar marcha com a mão esquerda. Leia essa e outras dicas no post 7 erros mais comuns ao dirigir na mão inglesa.

As locadoras de veículos da Australia facilitam sua vida. Quando você fala onde mora durante o processo de reserva, eles já filtram os carros deixando apenas os automáticos disponíveis.

Após preencher os dados da reserva, recebemos uma cotação por email, com 3 opções de veículos. Além de ler atentamente a descrição do veículo,  verifique a planta também (como é o veículo por dentro durante o dia e durante a noite).

Planta diurna e noturna da nossa campervan

Planta diurna e noturna da nossa campervan

Podia ter fechado tudo por email, mas ligamos para a Campervan Hire para agilizar. A atendente foi super atenciosa.

Passamos os dados do nosso cartão de crédito para garantir a reserva. Entretanto, o pagamento final é feito diretamente na retirada do veículo. No nosso caso, pagamos diretamente para a Camperman (atenção: o cartão Diners Club NÃO é aceito na Australia! Nem em restaurantes!)

Verifique se há limite de quilometragem e o que está incluso no aluguel. Por exemplo, o nosso vinha com todos os utensílios de cozinha (copos, pratos, panelas), mas não vinha com o ‘kit jardim’ (cadeiras e mesa para sentar na frente da campervan). Mas pra gente estava bom e fomos sem esse kit mesmo.

Além disso, tem que ter um seguro. O mínimo é fazer um seguro contra terceiros. Estude bem essa cláusula porque os preços e as condições podem variar muito. No nosso caso, deixamos o valor da franquia como calção ( AUD 500 dólares australianos). Na devolução do carro, pegamos o valor de volta.

Recebemos a confirmação da reserva também por email, com todos os dados da retirada (endereço, telefone). Nossa campervan era da empresa Camperman.

Retirada da Campervan

No dia marcado, fomos até o local de retirada. Demorou um pouco para assinar tudo.

Depois de assinar toda a papelada e deixar um calção do seguro de 500 AUD (dólares australianos), fomos pegar a campervan. As crianças estavam eufóricas.

Confesso que não fiquei muito satisfeito com o serviço da Camperman. Não me falaram quase nada de como funcionava a van. Só mostraram como transformava o banco em cama e como esvaziava o reservatório do banheiro. Como não era minha primeira vez nesse tipo de viagem, eu perguntei outras coisas, como:

  • por quanto tempo a bateria do carro aguenta a geladeira, micro ondas, etc.
  • se tinha aquecimento
  • mangueira para encher o reservatório de água (alguns lugares não alugam com a mangueira)
  • onde conecta o carro na eletricidade (em campings)
  • Onde troca o gás, liga água quente, etc.

Faça uma inspeção cuidadosa no veículo. Veja como está a lataria, se tem algum dano. Bata fotos no celular (ou até mesmo filme). Nós não tivemos problemas, mas li relatos na internet de pessoas que tiveram problemas.

Vista interna campervan

Fazendo um lanchinho na campervan

Eles não queriam nem instalar as cadeirinhas das crianças. Falaram que era responsabilidade dos pais. No final, o cara ficou com dó e ajudou. Também tivemos um pequeno incidente no início da viagem e eles não nos ajudaram em nada. Dentre essas e outras coisas que eu NÃO recomendo a Camperman.

Saímos de lá, paramos para comer algo e pegamos a estrada enquanto as crianças faziam a siesta.

A melhor coisa é retirar o veículo e já passar em um supermercado para abastecer o carro com comida e bebida. Dessa vez, deixamos para depois. Queríamos aproveitar a soneca das crianças e dirigir o máximo possível.

Durante a viagem

Evite dirigir a noite. Vimos muitos cangurus atropelados. Eles podem chegar até 2 metros de altura. Cruzar com um desses pode causar um belo estrago.

placas de animais na pista

Placas de animais na pista.

Fique atento aos postos de gasolina. A distância entre eles podem ser muito grande. Minha dica é abastecer quando o ponteiro passar a marca de meio tanque. Assim você estará seguro. Mais abaixo eu conto sobre um app que vai te ajudar a achar os postos facilmente.

Planeje chegar nos campings antes das 18 horas. Alguns deles fecham após esse horário. Verifique diretamente com o local. Não tivemos problemas, mas é bom saber das regras. Mais abaixo também dou dicas de app para ajudar achar bons campings.

A devolução do veículo

Entregue o motorhome abastecido para evitar taxas. Devolva o veículo nas mesmas condições que pegou.

Faça uma boa limpeza interna na hora de devolver o veículo! Pare em um posto de gasolina e dê uma geral: limpe a caixa de dejetos do banheiro, deixe a louça limpa e guardada, varra o chão. É diferente de quando se aluga um carro.

Na primeira vez do Thales, ele rodou 30 dias com um motorhome pelo leste europeu com os amigos. Eles não sabiam disso e pagaram 300 euros de ‘taxa de limpeza’.

Lembre-se de pegar seu calção de volta. Pode demorar alguns dias até cair no cartão de crédito. No nosso caso, tivemos que mandar um email depois de 15 dias para lembrá-los. Logo depois disso, eles reembolsaram.

Verifique se você pegou todos os seus pertences.

Esse post tem muitas dicas de como alugar motorhome. Para facilitar, resumimos no infográfico abaixo.

dicas como alugar motorhome

Infográfico com dicas para alugar motorhome

 

Campings e free-camping na Austrália

A Austrália é um país com uma ótima infra-estrutura para acampar. Há diversos campings espalhados pelo país. E tem para todos os gostos e bolsos. Dos mais simples, com o básico (tomada, ligação de água, banheiros e cozinha comunitária) até uns que lembram hotéis, com parquinho, piscina, sala de jogos e muito mais.

Além da área para acampar, a maioria dos campings tem chalés (Cabin, em inglês). Nós utilizamos esses chalés também. É uma ótima alternativa para quem quer economizar, mesmo não estando de RV!

chalet (Cabin) no camping

Esse é um chalet (Cabin) no camping

Vista interna do Chalet que ficamos

Vista interna do Chalet que ficamos

Os menores chalés são para 4 pessoas. Pode ter um ou dois quartos, cozinha, banheiro e uma sala. Há cabines para famílias maiores também.

Uma rede de campings que usamos e AMAMOS foi a Big4 Holiday Park! A infra-estrutura do local é SENSACIONAL! Não ficamos sempre nele pois é um um pouco mais cara que outros campings, mas vale a pena ficar lá pelo menos uma vez!

Nós reservamos com poucos dias de antecedência, mas viajamos na baixa temporada. Durante a alta temporada, é recomendado reservar com antecedência.

Em relação à free-camping, ou seja, parar seu RV em qualquer lugar para passar a noite, não é tão fácil quanto em outros países. As leis variam de estado para estado. Mas no geral, você consegue estacionar nas paradas das estradas e nos estacionamentos perto das praias.

Há diversos relatos na internet de pessoas que foram acordadas por policias. Algumas vezes eles só pediram para sair do local e parar num local autorizado. Outras vezes levaram multa. Nós preferimos não arriscar. Paramos sempre nos campings.

Achei o site Campinaustralia abaixo excelente! Tem todas as informações necessárias! Vale a pena conferir. Até mesmo onde pode fazer free-camping.

Apps úteis para motorhome na Austrália

Com a facilidade dos smartphones hoje em dia, vale a pena instalar os apps abaixo no seu celular. Eles são muito úteis para uma road trip pela Austrália (leia também os aplicativos de viagem que recomendamos)

Wiki Camps

Esse App é gratuito por 14 dias. Como nossa viagem foi de 8 dias, usamos a versão gratuita mesmo. As informações são adicionadas pelos próprios usuários.

É bem fácil achar campings pelo App. Você pode filtrar por categorias. Por exemplo, se tem parquinho, piscina, etc. Usamos e recomendamos

Tela do aplicativo Wiki Camp

Tela do aplicativo Wiki Camp

Fuel Map (Australia)

Esse app (ou algum similar) é fundamental dependendo do seu roteiro. As distâncias entre os postos são muito grandes na Australia. No centro do país, pode-se chegar a 400 km de distancia entre um posto e outro! Isso mesmo, 400 km!

Com esse app você não só localiza o posto de gasolina mais próximo, como também já tem uma ideia do preço (as vezes o preço está meio desatualizado). As informações são atualizadas pelos usuários.

Tela do aplicativo Fuel Map

Tela do aplicativo Fuel Map

Maps ME

Esse é um ótimo aplicativo de mapas que funciona offline. Você só precisa baixar o mapa do país ou região que viajará e voilá! Tenha um mapa que funciona sem internet 3G! Só vai usar o sinal de GPS do seu celular.

Motorhome por 1 dólar por dia!

Outra opção é entrar no site e procurar na internet por motorhome relocation ou campervan relocation. Essa é uma alternativa bem barata para fazer esse tipo de viagem.

Por exemplo, alguém foi de Brisbane para Sydney, a operadora tem que mandar o veículo de volta. E você quer fazer exatamente a rota oposta! Como você “está fazendo um favor” para a empresa, o custo é lá embaixo.

Vimos ofertas de 1 a 5 dólares por dia! Mas ainda tem que adicionar o custo do seguro, que pode variar de 250 à mais de 1000 dólares.

Nós até tentamos fazer isso. Acompanhei quase que diariamente as ofertas, mas não tinha nenhum no roteiro que queríamos e nas datas que estávamos disponíveis. E olha que tínhamos uma certa flexibilidade.

Aproveitei para estudar o assunto e percebi que tem algumas restrições, como quilometragem e a duração da viagem. Vimos um retorno de Brisbane-Sydney em 3 dias. Para você ter uma ideia, nós fizemos o caminho oposto em 8 dias. Eu queria conhecer com calma os pontos ao longo do caminho. Não queria correria, ainda mais com 2 crianças pequenas.

Li um relato de um inglês que fez isso com a família dele e ele conta justamente isso. A vantagem é o custo. A desvantagem é que parecia uma maratona rs. Caso decida por essa opção, preste atenção nas regras e condições.

Dica: tinha muito retorno de Cairns para Brisbane, Cairns para Sydney, de Alice Springs para Melbourne e Alice Springs para Sydney.

As locadoras tem uma área no site para retorno de motorhome. O site drive now consolida as informações de diversas empresas. 

Exemplos de trajetos para retorno de motorhome

Exemplos de trajetos para retorno de motorhome

Com essa história de retornar um motorhome para a sua base, nós perdemos muito tempo. Alugamos uma semana antes da viagem. Foi muito tarde. Perdemos o último motorhome por questão de horas.

Nesse post eu expliquei a diferença entre motorhome, campervan e camper (todos são RVs). Além disso, mostrei como alugar um motorhome na Austrália, mas que serve para outros países também. Resumimos as principais dicas sobre o assunto em um infográfico.

Ainda está com dúvidas? Deixe nos comentários que tentaremos responder.