O que fazer em Frankfurt? Um roteiro legal pra você que tem pouco tempo para conhecer a cidade.

O aeroporto de Frankfurt é um dos principais hubs da Europa. Às vezes, o tempo de espera entre um voo e outro é grande e vem a dúvida: Dá tempo de sair do aeroporto e visitar a cidade?

Sim, dá! Claro que você vai conhecer apenas uma parte da cidade, mas vale a pena sair do aeroporto e dar uma espiadinha no que Frankfurt tem a oferecer!

Nos últimos 4 anos, recebemos muitas visitas de amigos e familiares. Gostamos de mostrar a cidade. De tanto levar as pessoas, já montamos até um roteiro padrão (coisa de engenheira rs).

Nesse post eu vou mostrar o que fazer em Frankfurt em 1 dia! Mesmo que você tenha pouco tempo, mostro quais pontos turísticos você não pode perder! Mas antes disso, vou explicar como chegar do aeroporto até o centro da cidade. No final, dou dicas onde encontrar comida típica alemã sem ser pegadinha de turista.  Se gostar das dicas, deixa um recadinho pra gente lá embaixo!

Está viajando com crianças? Não tem problema! Leia nosso post Frankfurt com crianças e nossas 10 dicas para viajar de avião com bebê e crianças pequenas!

Você também pode gostar de:

Os 5 melhores museus de automóveis da Alemanha

Mercado de Natal da Alemanha

 

 

Como ir do aeroporto de Frankfurt até o centro da cidade

Há duas maneiras de chegar até o centro: de trem ou de taxi. O Uber foi proibido em Frankfurt. Se fizer apenas um bate-volta na cidade, deixe suas malas no guarda-volumes do aeroporto. Vale a pena. Custa 7 euros por dia.

 

Trem

Trem no aeroporto de Frankfurt

Siga a placa indicativa da estação de trem

No aeroporto, siga o símbolo “S-Bahn” e vá em direção à estação de trens regionais, que fica no Terminal 1. Compre o ticket nas máquinas ou no guichê. Se você voltar para o aeroporto no mesmo dia, sugiro comprar o ticket válido por um dia (Tagesticket). Custa 9,10 para uma pessoa. Se estiver em duas ou mais, vale a pena comprar o ticket de grupo (Tagesgruppeticket). Vale para 5 pessoas durante um dia e custa 15,80. Uma bela economia! O ticket normal só de ida (Einzelfahrt / one way) custa 4,65 – todos os preços são de 2016. – Veja infográfico abaixo.

 

Quanto custa o metro de Frankfurt

Máquina de venda de ticket de metrô em Frankfurt

Máquina de venda de ticket de metrô

Pegue o trem metropolitano S8 ou S9 sentido Hanau e desça na estação Hauptwache. É a 5ª parada depois que sai do aeroporto. O trajeto demora 15 minutos. Os trens também passam a cada 15 minutos mais ou menos.

Atenção, não desça na estação central (Frankfurt Hbf). Até dá pra ir andando da Estação central até o centro, mas você não tem tempo para isso! Vamos focar no que interessa.

 

Taxi

Se preferir pegar um taxi, caminhe até a saída do aeroporto após pegar as malas. Siga as placas com o símbolo de taxi.  É só sair do aeroporto que você já vê a fila de carros bege. Um taxi para o centro da cidade custa entre 20 e 30 euros (valores de 2016) e demora de 20 a 30 minutos, dependendo do trânsito.

 

Roteiro para conhecer Frankfurt em 1 dia

Fiz um roteiro completo, com os principais pontos da cidade. Dá para fazer a pé. No total, você vai andar aproximadamente 6 km. Mas também dá para usar o transporte público.

Se você tiver pouco tempo, faça a rota vermelha. Esses são os pontos imperdíveis.

Hauptwache

Vá do aeroporto até Hauptwache. Você vai sair direto no calçadão chamado Zeil (pronuncia-se tsail). Já dá para sentir o clima da cidade.

Atenção com batedores de carteira. Eles se aproveitam de turistas distraídos.

Praça Hauptwache em Frankfurt

Praça Hauptwache

 

Frankfurt Börse

De Hauptwache, siga em direção à Bolsa de Valores de Frankfurt. O prédio foi construído em 1843. Tire uma foto do touro e do urso. O jeito que os animais atacam suas presas representa a variação do mercado. O touro ataca de baixo para cima. Ou seja, tem-se um Bull Market quando o mercado está com uma forte tendência de alta. Já o Urso ataca de cima para baixo. Portanto, um Bear Market é quando a bolsa está com tendência de queda.

Urso e Touro na frente da bolsa de valores de Frankfurt

Urso e Touro na frente da bolsa de valores

Caso fique mais tempo na cidade, vale a pena fazer o tour gratuito.  Você precisa agendar com pelo menos 1 dia de antecedência pelo telefone, mas é mais fácil fazer a reserva nas informações turísticas da cidade.

Às sextas-feiras tem uma feira no local. Aproveite para comer um salsichão ou provar um vinho branco da região.

Fressgasse

Siga em direção à Ópera pela Kalbaechergasse/Grosse Bockenheimer Str., também conhecida como Fressgasse. Essa rua tem vários restaurantes e cafés. Para os applemaníacos, aqui se encontra a Apple Store.

Rua com cafes em Frankfurt

Essa rua tem boas opções de restaurantes e cafés

Goethestrasse

Um caminho alternativo é pegar a rua Goethestr., que é uma das ruas mais caras de Frankfurt. Aqui você vai encontrar lojas chiques e famosas. Afinal, não é todo dia que você pode pagar “apenas” 750 euros em um par de sapatos! E eles ainda estavam em promoção ! ???

Vitrine Goethestr em Frankfurt

Que tal pegar uma “promoção” e pagar 750 euros nesse par de sapatos?

Alte Oper

A antiga Ópera de Frankfurt é um dos prédios mais bonitos da cidade, na minha opinião.  Foi construído 1880, mas foi destruído no final da segunda guerra. Foi reconstruída lentamente e reinaugurada em 1981. Se você gosta de curiosidade, foi nesse lugar que a ópera Carmina Burana de Carl Orff foi tocada pela primeira vez!

Fachada da Alte Oper em Frankfurt

Um dos prédios mais bonitos da cidade na minha opinião

Willy-Brandt Platz

Saindo da Ópera, siga pelo parque. Repare que ele contorna o centro histórico. Não é a toa. No início do século 19 ele foi construído no lugar das muralhas que protegiam o centro da cidade.

Símbolo do Euro na Willy Brandt Platz

Símbolo do Euro na Willy Brandt Platz

Após uns 10 minutos de caminhada você vai chegar em outro cartão postal da cidade: O símbolo do Euro. Ele fica na frente do Eurotower, um prédio que foi a sede do Banco Central Europeu até 2015. Hoje a sede ainda se localiza em Frankfurt, mas em outro bairro (Osthafen).

 

Maintower

Se você quiser apreciar a melhor vista da cidade, faça um pequeno desvio quando for da Alte Oper até a Willy-Brandt Platz. Na Rua Neuer Mainzer Str.  está o prédio Maintower. Por 6,50 euros você pode subir até o terraço.

Mais informações no site oficial (em inglês)

Vista do prédio Maintower em Frankfurt

A melhor vista da cidade

 

Goethehaus

Voltando em direção à Hauptwache você encontra a casa onde o escritor Johann  Wolfgang Goethe nasceu e morou até os 16 anos de idade. A exposição é espalhada pelos 3 andares e mostra um pouco de como era os cômodos da casa. Custa 7 euros por pessoa

 

Kleinmarkthalle, o mercadão de Frankfurt

Ao lado da praça Liebfrauplatz encontra-se o mercado municipal de Frankfurt. Lá você encontra especiarias, frutas diferentes, verduras. Eu acho legal visitar aos sábados, quando as pessoas se encontram para tomar um vinho da região nas barraquinhas que ficam bem na frente.

O mercado municipal de Frankfurt (mercadão)

O mercado municipal de Frankfurt

Paulskirche

Ande 5 minutos em direção à igreja de São Paulo (Paulskirche), um grande marco da cidade. Em 1848 foi sede do parlamento de Frankfurt, o primeiro órgão legislativo da Alemanha a ser eleito. Além disso, a primeira versão da constituição foi assinada ali!

Paulskirche em Frankfurt

Igreja de São Paulo. Foto: Nils E.

Römer

Logo após já se encontra o principal ponto turístico da cidade: Römer. O nome pertence a família que ali morava (Römer significa Romano em português. Portanto, o prédio da família Romano). Desde 1405 a prefeitura é nesse local. O prédio também dá o nome da praça: Römerberg. Em dezembro, essa praça recebe o mercado de natal da cidade.

O que fazer em Frankfurt: Roemerberg

O principal ponto turístico em Frankfurt

Catedral de Frankfurt

Também conhecida como Catedral de São Bartolomeu, ou simplesmente Frankfurt Dom, é uma igreja católica no estilo gótico localizada ao lado do Römer. Foi nela que os imperadores eram eleitos e coroados antes da Alemanha ser um país. A entrada na catedral é gratuita. Por 3 euros você pode subir os 328 degraus da torre e apreciar a cidade de outro ângulo.

Frankfurt Dom - a catedral de Frankfurt

Frankfurt Dom – a catedral de Frankfurt

Ponte de ferro (Eiserner Steg)

Do Römer ou da Catedral, desça em direção ao rio e cruze a ponte de ferro (Eiserner Steg). É a ponte que liga o centro da cidade ao bairro Sachsenhausen. É exclusiva para pedestres. Tem uma vista legal dos prédios da cidade. Durante o verão é possível parar para petiscar em um dos barcos-restaurantes no rio Meno.

Skyline de Frankfurt

Atravesse a ponte e tire típica de cartão postal. A ponte com os prédios ao fundo

 

Alte Sachsenhausen

Siga uns 800m até o bairro boêmio de Frankfurt. Um bar do lado do outro. Durante o dia é vazio, mas a noite o movimento aumenta. Aqui você pode provar a bebida tradicional da cidade: o Apfelwein. Em tradução literal seria um vinho de maçã.

Eu costumo dizer que é 8 ou 80: as pessoas amam ou odeiam rs Eu confesso que não gosto nem um pouco.

Os bares de Sachsenhausen - Frankfurt

Durante o dia é bem tranquilo. Já a noite…

Agora você pode voltar caminhando pela Alte Brücke, que também oferece um ótimo ponto para tirar foto da cidade. Se preferir, você pode pegar o ônibus 36 ou 30 e descer na parada Börne Platz para ir na próxima atração ou na parada Konstablerwache para retornar ao aeroporto.

 

Memorial dos judeus (Börneplatz memorial)

Na Börne Platz tem o Museu dos Judeus. Atrás dele tem um memorial feito para homenagear todos os judeus de Frankfurt que foram deportados ou morreram entre os anos 1933 e 1945. Você pode ver o nome de cada um deles nas placas da parede. No local havia uma sinagoga, que foi destruída em 1938. As placas de rua são os diferentes nomes que esse local já foi chamado.

Memorial dos Judeus em Frankfurt

Memorial dos Judeus que foram perseguidos durante a segunda guerra

Konstablerwache

Voltamos para o Zeil, o calçadão de compras do centro. Você pode passear em direção à Hauptwache (5 minutos a pé) e de lá voltar ao aeroporto. Os trens S8 e S9 passam tanto em Konstablerwache quanto em Hauptwache. Portanto, fica à sua escolha.

Parte interna do shopping ZeilGalerie

Parte interna do shopping ZeilGalerie. Foto: Knippers Helbig

 

Esse roteiro do que fazer em Frankfurt em 1 dia, sem entrar em nenhum museu. Caso esteja com crianças, veja no post Frankfurt com crianças onde tem atração para elas no meio desse roteiro.

A rota total tem uns 6 km. Geralmente nós levamos umas 6 horas para fazer a volta completa. Contando com paradas para comer e beber. Se tiver pouco tempo, faça apenas a parte central (vermelho no mapa).

Outra opção para quem tem pouco tempo é pegar o ônibus de turismo de dois andares. Custa aproximadamente 15 euros e dura 2 horas. Tem áudio em Espanhol. Se comprar online, tem desconto. Mais detalhes no site (em inglês): citysightseeing-frankfurt

 

Onde comer em Frankfurt

Além de falar o que fazer em Frankfurt, também recomendo onde comer! Na cidade há diversas opções e para todos os gostos e bolsos. Vou sugerir 4 opções para comer comida típica alemã. 3 delas ficam pela rota que eu mostrei. Uma fica mais afastada.

Römer Pils

Esse é o restaurante que eu mais recomendo para os amigos. Tem uma comida boa, o atendimento é relativamente bom (lembre-se que você não está no Brasil rs), tem cardápio em inglês e o preço é justo. É mais frequentado por locais do que por turistas. Ele fica perto do mercadão, há umas duas quadras da catedral e do Römer.

Peça o Wiener Schnitzel que é a bife de porco ou de vitela empanado. Acompanha batata frita. Meu favorito é o Jäger schnitzel: mesma carne, mas ao molho de champignon.

Endereço: Töngesgasse 19, 60311 Frankfurt am Main

 

Paulaner

A cervejaria fica em Munique, na Baviera, mas há diversas unidades desse restaurante espalhadas pelo país. Deve ser o restaurante mais turístico da cidade. Fica atrás da catedral de Frankfurt. O preço não é tão exorbitante assim. Tem cardápio em diversas línguas. Prepare-se para cruzar com grandes grupos de orientais.

Se estiver com fome, peça o tornozelo de porco grelhado (Schwein haxe).

Endereço: Domplatz 6, 60311 Frankfurt am Main

 

Struwellpeter

No coração do bairro boêmio de Sachsenhausen, esse é outro restaurante típico. Durante o verão, você pode sentar nas mesinhas na calçada. Na frente tem um parquinho legal para as crianças.

Aqui você pode experimentar o Apfelwein (Cidra de maçã) e algumas comidas típicas de Frankfurt, como Grüne Sosse ou as salsichas Frankfurter. Confesso que acho a comida mediana. Mas vale pela experiência de sentar em um biergarten. Ao redor tem outras opções de restaurantes.

Endereço: Neuer Wall 3, 60594 Frankfurt am Main

 

Apfelwein Wagner

Esse restaurante também é bem famoso. A comida é deliciosa, mas não servem cerveja. Talvez por isso eu quase nunca vou lá! rs É o único que não fica na rota que mostramos nesse post.

Endereço: Schweizer Str. 71, 60594 Frankfurt am Main

Se você já passou por Frankfurt, deixe nos comentários ali embaixo o que achou da cidade!