Conheça a praia mais bonita do mundo em Whitsundays (Austrália) e o que mais fazer por lá!

Nesse post eu explico porque resolvemos visitar Whitsundays, como chegar lá, o que fizemos e onde ficamos (hotelzinho bem honesto rs). Confiram!

Por que fomos parar em Whitsundays?

A resposta é simples: grande barreira de corais e Whitehaven Beach. Eu queria conhecer esses dois pontos. Quando descobri que dava para fazer os dois em Whitsundays, não tinha mais dúvida! Pra que eu iria até Cairns, que fica muito mais longe? (veja também Nosso Roteiro na Austrália).

E foi uma grata surpresa. É um destino famoso no estado de Queensland. Whitsundays é um conjunto de ilhas, a cerca de 1400 km ao norte de Brisbane. Há diversos resorts espalhados pelas ilhas. Porém, saiba que não é um lugar barato de se visitar.

 

Como chegar em Whitsundays?

Você pode ir de carro e encarar os quase 1400 km que separam Brisbane de Whitsundays. Ou também alugar um motorhome ou campervan e ir parando pelo caminho. A Austrália é um país com uma ótima infra-estrutura para explorar em um motorhome.

Leia também:

De Sydney à Brisbane de Campervan

Como alugar um motorhome na Austrália

 

O jeito mais rápido é ir de avião mesmo. Você pode ir para Hamilton Island, a ilha dos resorts, ou para Proserpine, que foi o que fizemos. Foi a opção mais em conta na época (julho).

No aeroporto nós pegamos um ônibus que nos deixou na frente do hotel em Airlie Beach. Recomendo, já que o aeroporto é pequeno. Pagamos 10  dólares australianos (AUD) por pessoa (crianças até 4 anos não pagam).

 

O que fazer em Whitsundays

Embora tenha muita coisa para fazer, abaixo eu listo as 5 coisas que fizemos em Whitsundays de acordo com nosso tempo (e dinheiro rs).

1) Whitehaven Beach

Vista aérea de Whitsundays, avião que saiu de Airlie Beach, Austrália

Vista aérea de Whitehaven Beach (Whitsundays)

Essa praia está sempre na lista das praias mais bonitas do mundo. Sua areia é formada por 98% de sílica pura, o que torna muito branca. É fininha e muito branca! Falam que essa areia é boa até para polir jóias. Eu aproveitei para polir minha aliança rs

O mar é uma piscina. Só dá para chegar pelo mar ou pelo ar (helicóptero ou hidro avião). Fomos de barco, claro rs. São 7 km de areia. Se andar 3 minutos de onde o barco te deixa, você tem a praia só para você. O passeio fornece gratuitamente bolas, raquetes de frescobol e até baldinho de areia para as crianças pequenas.

Nós fizemos o passeio que durou meio dia. Saímos do porto de Airlie Beach as 11 da manhã e retornamos por volta das 18:30. Ficamos quase 3 horas na praia. É pouco, mas valeu a pena! É que o barco passa em algumas ilhas na ida e na volta. Demora mais ou menos 1,5 hora para chegar.

Para não falar que a praia não tem nenhuma infra-estrutura, tem um banheiro público. Mas não tem restaurante e nem lixeira. Você recolhe seu próprio lixo e o pessoal do barco coleta. Fomos com a empresa Cruise Whitsundays e pagamos 105 Dólares Australianos por pessoa (crianças até 04 anos não pagam). Recomendamos fechar com pelo menos 2 dias de antecedência. Acho que na alta temporada, até com mais antecedência.

whitehaven beach, a praia mais bonita do mundo

Areia branca de Whitehaven Beach (Whitsundays)

Criança na praia Whitehaven em Whitsundays na Austrália

Thomas brincando na areia (Whitehaven, Whitsundays)

Criancas em Whitehaven Beach

Marcando presença em Whitehaven Beach

 

2) Grande Barreira de Corais

Esse é outro passeio obrigatório. Faça pelo menos o passeio de 1 dia. Mesmo que você não mergulhe ou não saiba nadar, vale a pena. Têm uma plataforma flutuante com uma ótima infraestrutura montada bem ao lado da barreira de corais. E dá para levar as crianças tranquilamente. Reserve com pelo menos 3 dias de antecedência. Quase perdemos esse passeio porque deixamos para a última hora. Leia nosso relato completo cheio de fotos sobre a grande barreira de corais com crianças pequenas.

Barreira de corais com criança

Lucas ficou super feliz de ver os peixes no fundo do mar

vida marinha na barreira de corais

 

3) Voo Panorâmico

Do alto da pra ver a beleza de Whitsundays e a grandiosidade da barreira de corais. Há diversos voos panorâmicos. Não são baratos. Mas os registros são impressionantes. Eu fiquei com as crianças enquanto a Má sobrevoou Whitehaven e a barreira de corais. Foi com aquele avião monomotor Cesna, com capacidade para 6 passageiros. A Má foi de co-pilota :)  O voo em si dura pouco mais de 1 hora, mas valeu a pena!

Crianças até 3 anos não pagam, mas preferi ficar com as crianças e fazer outro tipo de voo. Ela foi com a empresa GLS Aviation e custou 199 AUD por pessoa. Está incluído o transfer do hotel-aeroporto-hotel.

avião de voo panorâmico em Whitsundays

Esse foi o aviãozinho do voo panorâmico

Vista aerea de Hamilton Island (Whitsundays)

Vista aerea de Hamilton Island (Whitsundays)

Heart Reef, corais em formato de coração

O famoso Heart Reef, corais em formato de coração

Voo panorâmico em Whitsundays

A Má foi de co-pilota

 

4) Voo acrobático

O flyer do voo acrobático me chamou a atenção. No dia seguinte eu vi as acrobacias da praia de Airlie Beach. Não tive dúvidas. Já que a Má fez questão de fazer o voo panorâmico na barreira de corais, eu fiz questão de fazer o voo acrobático rs. Se você gosta de adrenalina, achou o lugar certo! É um avião Barão Vermelho, monomotor com asa dupla, estilo segunda guerra mundial. Embora o passeio dure uns 45 minutos, apenas uns 5 são de acrobacia. Mas tá bom demais. No final, meu estômago já estava no limite! Rs

Fui com a empresa Tiger Moth Adventures. Custou 250 AUD. O preço inclui o serviço de transfer hotel-aeroporto-hotel.

Atualização: A empresa mudou de nome em Airlie Beach. Agora se chama CQ Adventures. O Avião também mudou. Agora é um avião de guerra soviético.

Barão Vermelho avião de acrobacias

Barão Vermelho: esse é o avião de acrobacias

Voo Acrobático Barão Vermelho

Se preparando para decolar!

voo acrobático em whitsundays

Whitsundays de ponta cabeça

 

5) Centro de Airlie Beach

Airlie Beach também tem bastante atração. Tem um centrinho de compras charmoso, uma prainha com um parquinho com churrasqueira e tudo. Até fizemos um churrasco um dia!  Na época, estava inaugurando um playground aquático, desses que ficam no mar. Meus filhos ainda são novos, mas vi as crianças se esbaldarem por lá.

Praia no centro de Airlie Beach

Praia no centro de Airlie Beach

 

Onde ficar em Airlie Beach

Tem hospedagem para todos os gostos e bolsos. Acho que ficar em uma das ilhas deve ser incrível, mas não cabia no nosso orçamento. Nós ficamos no hotel Paradise Court. Era bem simples, com cozinha, banheiro e cama. Foi uma alternativa barata. Mais em conta que AirBnb. Não tinha luxo, mas nos serviu bem. A apenas 5 minutos de caminhada tinha um centrinho de compras com farmácia, supermercados e restaurantes. O hotel fica a uns 30 minutos andando de Airlie Beach. Mas também dava para ir de ônibus ou de taxi.

Essa foi a nossa experiência em Whitsundays. No total, ficamos 5 dias. Se você reservar os passeios com antecedência, dá até para ficar uns 3 dias (veja nosso roteiro completo na Austrália). As famílias australianas vão para ficar 1 semana pelo menos. É uma região cara, mas com uma beleza ímpar! A barreira de corais é impressionante e a praia Whitehaven é realmente uma das mais bonitas do mundo!