Celular na Europa

A União Européia aprovou mudanças que facilitam a vida dos viajantes que querem usar celular na Europa!

Usar o telefone do Brasil em viagens ao exterior é muito caro. Como diria minha mãe, “é só para emergências” rs. Mas isso vai mudar a partir de Junho! A União Européia finalizou a regulamentação que acaba com o roaming entre seus países membros. Chamada de “Roaming Like at Home“, ou em uma tradução livre, “fale como se estivesse em casa”, essa alteração foi feita para as pessoas que moram na Europa e viajam a trabalho ou a turismo para outros países da União Européia. Mas com certeza vai ajudar o turista que só está de passagem! Entenda como era, o que mudou e quanto vai custar usar o celular na Europa.

 

Como era?

Se você tivesse o telefone de um país da Europa, ao viajar para outro país da União Européia a passeio ou a negócios, a operadora do seu chip iria cobrar uma taxa de roaming. Vou dar um exemplo. Tenho um celular com chip de uma operadora da Alemanha. Ao viajar para outros países da União Européia, por exemplo para França, eu pagaria uma taxa de roaming para utilizar meu celular (tanto para ligações quanto para dados).

Isso também afeta os turistas brasileiros. Muitas vezes as pessoas vêm para a Europa para conhecer 3 ou 4 países na mesma viagem. Era muito difícil (ou quase impossível) achar um plano que tivesse dados em todos os países visitados. Os viajantes tinham que comprar chip que fazia a cobertura global, como a Easysim4U, pagando uma taxa relativamente alta para isso.

 

O que mudou?

A partir de 15 de junho de 2017 não existe mais a cobrança de roaming nos 28 países da União Européia! Vou poder usar meu celular ‘alemão’ na França, Portugal, Espanha e nos outros 25 países que fazem parte do bloco da União Européia sem pagar nada a mais por isso! Anote a lista dos países que você vai poder usar seu celular sem taxas extras:

Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgaria, Croácia, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovenia, Espanha, Estonia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta,  Polônia, Portugal, Romênia, República Checa, Suécia e Reino Unido (pelo menos até o Bretix rs).

 

O que isso significa para você?

Se você vai viajar para a Europa, a partir de 15 de junho você vai poder comprar um chip pré-pago de celular no seu primeiro destino e usar em outros os países do seu roteiro. Ficou muito mais fácil usar celular na Europa! Por exemplo, você vai viajar por 20 dias e vai conhecer Lisboa, Barcelona, Paris e Londres. Ao chegar em Lisboa, você pode comprar um chip pré pago com 3GB de dados e usar os 20 dias durante toda a viagem.

Observação: para seu celular do Brasil funcionar com outro chip, ele precisa ser desbloqueado.

 

E quanto vai custar usar o celular na Europa?

Depende de cada operadora e do volume de dados. Mas a partir de 10 euros você consegue comprar um chip pré-pago com 1GB de dados. De uma maneira geral, você vai gastar entre 10 e 30 euros para ter até 3GB de dados durante 1 mês. Mais da metade do preço das opções atuais.

As operadoras só podem limitar seu acesso se você pagar menos de 3,85 euros/GB. Vixe, muito complicado, né? Vou tentar descomplicar. Assim que você chegou na Europa você comprou um chip pré-pago com chamadas ilimitadas, SMS e 3GB de dados por 30 euros (25 euros excluindo os 20% de imposto). Nesse caso, dividindo 25 euros /3GB = 8,33 euros/GB. Portanto, você terá direito aos 3GB de roaming, sem limitação (8,33 euros/GB maior que 3,85 euros/GB).

Celular na Europa

Vamos aguardar ansiosamente o dia 15 de Junho! Vou testar e volto aqui para atualizar esse post, mas sem dúvida vai ficar muito mais fácil para o turista brasileiro usar o celular na Europa!

 

Vai viajar? Não perca essas dicas!