Conheça Keukenhof, o famoso parque de tulipas na Holanda.

A primeira coisa que você precisa saber é que os campos de tulipas só podem ser visitados em uma época do ano: de meados de março à meados de maio. Durante o resto do ano, o parque está fechado e os campos de tulipas estão vazios.

E mesmo se for na época certa, pode ser que você vá muito cedo, quando as tulipas ainda estão fechadas, ou muito tarde, quando elas já foram colhidas. Então qual a melhor época para visitar Keukenhof?

Difícil prever, uma vez que depende das condições climáticas. Se o inverno for frio, as tulipas florescem mais tarde (final de abril-início de maio). Já se o inverno for mais quente, as tulipas florescem mais cedo (final de março-início de abril). No geral, as chances de acertar são maiores se você for na terceira semana de abril.

Fique de olho no site Tulips in Holland. Ele dá atualizações semanais sobre o status das tulipas.

Em 2016, fui no meio de maio, no último final de semana da temporada. O parque ainda estava legal, florido. Mas não pegamos os famosos campos de tulipas do lado de fora.

Expectativa e realidade dos campos de tulipas na Holanda

Como eu esperava encontrar os campos de tulipas e como eu encontrei rs

Fui de carro de Frankfurt até Keukenhof. São 470 km. Ou seja, não dá para fazer bate-volta. Então decidimos viajar no sábado e conhecer uma cidade no caminho. Dormimos em Leiden, que fica pertinho de Keukenhof. Visitei o parque no domingo e no final do dia voltei para Frankfurt. Conto detalhes de como chegar e onde ficar no final do post.

Gouda, a cidade dos queijos

Queijo Gouda

Hum… Esse queijo é uma delícia

No caminho visitei a cidade famosa pelos seus queijos: Gouda! A cidade é pequena. Parei o carro em um estacionamento e caminhamos pelo centro da cidade. Na praça central tinha um mercado e uma igreja. Aproveitei para degustar queijos. Hum… Comprei uma amostra para levar de volta para casa.

Depois caminhei pela cidade e pelos canais. Fomos até um dos moinhos de vento. Pelo caminho há diversas casas charmosas. Prepare a bateria da câmera fotográfica!

Depois de passar a tarde na cidade, segui para Leiden, onde passei a noite (mais detalhes lá no final do texto).

Ah, e se você for numa quinta feira, não perca o famoso mercado de queijo. Ocorre de abril à agosto.

Loja de queijo Gouda

Olha que legal a fachada dessa loja de queijo

Cidade Gouda - Holanda

Loja de queijo na cidade Gouda

Moinho de vento Holanda

Moinho de vento em Gouda

Prefeitura Gouda

Prefeitura na praça central de Gouda

 

Keukenhof: o parque das tulipas na Holanda

Com mais de 7 milhões de flores, Keukenhof também é conhecido como o “Jardim da Europa”. O parque fica em Lisse, na Holanda. É uma atração imperdível se você visitar o país nessa época. Dá para fazer bate-volta de Amsterdã (veja mais abaixo como chegar no parque).

Mas será que vale a pena visitar esse lugar com crianças? Sim, vale a pena!

Além das flores, o parque proporciona outras atividades que as crianças adoram! Você pode fazer um passeio de barco pelos canais, pode ‘andar em cima das águas’, tentar achar a saída de um labirinto feito de flores, brincar no parquinho e até mesmo alimentar pequenos animais!

Keukenhof com crianças

Também tem atividades para as crianças

Kuekenhof com crianca

 

Dá para conhecer o parque em um dia. Para mim, foi suficiente. É fácil explorar o parque. Veja no mapa abaixo.

Mapa do parque Keukenhof

Mapa do parque Keukenhof

Eu fui no sentido ‘anti-horário’. Comecei pela entrada Extra e andei no sentido do pavilhão Wilhelmina. Aproveitei para tirar uma foto com um tamanco holandês gigante!

Tamanco holandes gigante

Muito confortáveis rs

Inclusive almocei por ali. Evite os horários de pico porque as filas são grandes! A propósito, pode entrar no parque com comida. Levei uns lanchinhos para os meninos (baixe gratuitamente nosso e-book com dicas de alimentação infantil em viagens)

De lá segui para a área Juliana/Tulpomania e depois para Oranje Nassau.

Tulipas na Holanda

Keukenhof e as tulipas na Holanda

Keukenhof com criança

No caminho para o moinho de vento você passa pelo parquinho, pelo labirinto e por um cercado onde ficam pequenos animais (galinha, cabra, pavão). Nessa área que se tem a vista dos famosos campos de tulipas na Holanda! Mas como disse anteriormente, quando fui os campos já estavam vazios!

Keukenhof

Keukenhof

Música em Keukenhof

Há diversas apresentações durante o dia

Keukenhof com criança

Difícil mesmo é tirar foto com os meninos. Eles não param!

Por último, seguimos para o pavilhão Beatrix e de lá fechamos o circuito. Gostei bastante da visita. As crianças também se divertiram. O tempo estava ótimo.

Tulipas na holanda

Outra coisa que recomendam foi fazer um passeio de bicicleta fora do parque, pelos campos de tulipas. Vi fotos lindas! Mas eu acabei não fazendo.

Planeje sua visita:

Horário de abertura (2017): 23 de março até 21 de Maio, das 8:00 às 19:30

Preço: 16 euros (adultos), 8 euros (crianças 4-11 anos). Se for de transporte público, vale a pena comprar o combi-ticket, que inclui o transporte e a entrada no parque (veja mais detalhes abaixo no tópico Como Chegar).

Estacionamento: 6 euros

O parque tem internet sem fio gratuita.

Mais informações no site oficial (em inglês).

 

Como chegar

Se você for utilizar o trem ou ônibus para chegar à Keukenhof, vale a pena comprar combi ticket, que inclui o translado ida-e-volta e a entrada do parque.

Do aeroporto Schipol, ônibus 858 direto – Keukenhof express. O combi ticket custa 24 euros.

De Amsterdam, trem até aeroporto e depois ônibus. O combi ticket custa 29 euros.

Para saber como chegar de outros destinos na Holanda, veja o site oficial.

Como chegar em keukenhof

Mapa do transporte até Keukenhof

Eu fui de carro de Frankfurt, na Alemanha. São 470 km de distância. Na volta eu levei pouco mais de 5 horas. Na ida, eu parei na cidade de Gouda, famosa pela produção de queijos.

 

Onde ficar

Amsterdam tem opções de hospedagem para todos os gostos. De lá, dá par fazer bate-volta. Como nós fomos da Alemanha de carro, preferimos dormir em uma cidade perto. Achamos um hotel legal na cidade Leiden, que fica à 20 minutos do parque Keukenhof.

Como minha sogra estava com a gente, estávamos em 5 pessoas: 3 adultos e 2 crianças. Gostei do hotel Mariënpoel Hotel Leiden. Tinha um quarto grande com 5 camas. Pagamos 150 euros (sem café da manhã). E de quebra aproveitamos para jantar em Leiden. A cidade é bem charmosa. Valeu o pernoite.

Moinho no centro de Leiden

Moinho no centro de Leiden

Eu sempre tive vontade de visitar as famosas tulipas na Holanda. Não foi como eu esperava, pois os campos de tulipa já estavam vazios. Mas mesmo assim, valeu a pena! Além do parque Keukenhof ser lindo, foi mais um ótimo fim de semana em família!